Inicio Sobre Checklist Parceiros Participe

segunda-feira, 16 de julho de 2012

14 Quanto custa um sonho?

Desde que começamos os preparativos pro casamento, muitas vezes me faço essa pergunta. Em momentos de agonia e filosofia pura, do tipo "vamos largar tudo e viver num local deserto, numa praia, ele pesca e eu asso" eu fico bem intrigada com essa questão. 

Sim, as coisas são caras. Mas também percebi que aos olhos de quem compra tudo é sempre caro. Rolou até um sermão no noivo que ficou dizendo que o fulano era doido de cobrar x. Mas hello!?!?! O mesmo fulano investiu muito mais dinheiro que o beltrano para o mesmo serviço. Logo, é natural que ele cobre mais. E também pode ter mais fama(não que fama indique qualidade 100% ou que ele é melhor que um que está começando) então, em algum momento da sua carreira ele pode subir seu preço e dessa forma selecionar seus clientes. Mesmo que eu seja peneirada nessa seleção e tenha amado o trabalho! Paciência, não podemos ter tudo. 

Mas a grande vantagem dessa vida, é que sonhar é gratuito!!!!!!!!!!!!!
Coisa boa. Quem me conhece costuma me achar bem sonhadora. Sim, eu sou. Sou daquelas que se chega mais cedo na clínica fico olhando sites de viagem e sonhando em conhecer o Tahiti, a Ilha de Páscoa, Machu Picchu, Egito, Itália... e o duro é que de tanto ler e ver fotos, depois que eu aperto o xiszinho lá no canto direito da tela, eu sinto um pedacinho de mim mais feliz. Em alguns momentos, parece até que eu senti a brisa de Papeete e o bafo quente no Egito. Saio da frente do computador cheia de esperança e dizendo: "ahhh eu vou viajar mês que vem porque eu mereço!!!!". Ou ainda visito aqueles blogs famosos de casamento, daqueles casamentos chiques de dar dó e prometo pra mim mesma que na minha decoração vai ter aqueles castiçais maravilhosos. E babo em apartamentos e babo em ensaios em Paris. Babo, babo e depois venho para a realidade.

Aí, querida, a coisa muda. 
Acontece que uma viagem exótica pra Ilha de Páscoa não vai custar menos que 10 mil reais. Poucos dias, hein. E ainda o avião tem que passar por uma região perigosa e nesse mesmo momento eu já desisti.
Outro detalhe importante, o castiçal nada tem a ver com meu salão, o chique ficaria brega se adequado à minha realidade. Ora bolas, eu não sou uma princesa. E digo mais. Tem muita decoração cara como um carro que sufoca. E sabe aquelas plantinhas verdinhas que o povo decora as paredes? Parece que vai ter até no traseiro da noiva, de tanta poluição visual! afff.

A coisa muda, mas não perde o sentido e nem o brilho. Porque viver o sonho é muito melhor que sonhar o sonho. Sonhar faz parte do planejamento e até mesmo da diversão! Eu já me imaginei algumas vezes em situações surreais! E é muito gostoso gente. Quem não sonha e vive somente da realidade, não sabe o que tá perdendo ;D
E o contrário também é verdade, porque a realidade pode não ser um conto de fadas mas é cheia de aprendizado.

O que eu aprendi da realidade de noiva até o presente momento?

  • Custa dinheiro. Se o seu dinheiro foi suado, prepare-se para suar ainda mais pedindo orçamentos e visitando fornecedores. Ainda que você tenha dinheiro de sobra, vai ter que pesquisar se quiser conhecer o melhor profissional ever para cobrir seu evento.
  • É um mercado. Sim, dói dizer, mas no fundo, o estilista quer vender mais um aluguel(hein?) pra ter um bom desempenho ou uma comissão. Nãããão, você provavelmente não é a noiva mais linda que ele viu(ok, isso foi indelicado, mas eles falam isso pra todas. Não tem problema). 
  • Pessoas vivem desse mercado. Assim como você vive do seu emprego, acredite, existem profissionais que vivem trabalhando nesse mercado! Juro! E não é por hobby não! Eles querem ganhar tutu. Muitas vezes para comprar um apartamento e casar, just like you. Existe um preço pelo serviço(que é calculado de acordo com o que querem ganhar por hora, suponho) e você tem todo o direito de achar caro e pedir desconto, mas se não for possível pagar, agradeça e pegue seu banquinho e saia de fininho.
  • E também tem um povo analfabeto! Cui-da-do. A pessoa se propõe a ser cerimonialista mas escreve e fala errado. Vão te mandar e-mails com erros de português grotescos, e você vai ficar assustada quando receber o seu álbum de caZamento. (eu não sou a rainha do bom português, mas eu não vendo informações escritas)
  • Sendo um mercado, é eclético. Tem para todos os gostos e bolsos! Fique tranqüila! 
  • Menos é mais, SEMPRE. Acho que só não vale pra amor, que quanto mais melhor.
  • Não seja bestonga. Sabe o que é bestonga? É você andar de carro de luxo quando na verdade pode comprar um celta. Então não vá contratar um buffet estrela, se arrumar no salão de 5 mil reais o dia, ter uma decoração só de orquídeas e servir salgadinho a noite toda. Seja coerente. 
  • E se jooooooooooooooooooga amiga! Porque ser noiva é bom demais!!!!!!
Encerro esse post com um pedido... torçam para eu melhorar porque estou sem trabalhar desde sexta-feira, graças a uma virose. E se eu ficar sem trabalhar o prejuízo dói no bolso da noiva!

Beijos! Agora seria bom um big sonho...!!!!!!!!!!!







14 comentários:

  1. Ai Kate me vi falando agora nesse post,no início sonhei com tantaaaaaas coisas,e agora estou vendo que não podere realizar muitoooo deles,no começo fquei triste..mais depois pensei direitinho,quero sim uma festa linda,mais quero ser feliz..e isso é mais importante!




    E melhoras pra ti,viu!

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Ah Kathe,
    E porque será que me vi nesse post? porque sou noiva? sim, mas porque também tenho um sonho e tenho feito o máximo(dentro do possível para ele acontecer e nessa semana mesmo, estou bem desanimada, sei lá... às vezes parece que chegamos em uma encruzilhada e por mais que façamos, não saímos do lugar. E como custa caro ter um sonho, porém também penso como você, mais vale viver um sonho do que levar essa frustração adiante. Mas é tão difícil, como disse a Luana, ficamos triste por um tempo, até que a gente consiga aceitar tal situação.
    Ah vida de noiva não é fácil...
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Kathe, noiva realista você é..amei seu post, suas reflexões e indicações sobre a realidade por trás de uma cerimônia de casamento!! Bjs. Sandra

    ResponderExcluir
  4. Eu tb vivo a sonhar, tem hora que preciso me acordar e pôr os pés no chão e fazer apenas o que está ao meu alcance...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Flor, concordo em absolutamente tudo que vc escreveu. Já tive toooodos esses pensamentos... E pra quem nao tem dinheiro sobrando tudo isso é muito complicado né? Tem que ser muito bem planejado, e realmente nem sempre da pra ter cada detalhe do sonho, mas da pra fazer algo lindo e inesquecível, dentro das condições. E acho que vale a pena né? Beijos

    ResponderExcluir
  6. complicado isso msm, temos q sonhar mas sem tirar os pés no chão...

    bjuuu

    respireecase.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu acabo de me ver em cada linha...nao pq quero coisas caras pro meu casamento,mas sim pq sou mto,mas mto sonhadora.porem tento manter os pes no chao e sei que aquele maravilhoso casamento que esta num site famoso nao é para o meu bolso,rsrs.

    ResponderExcluir
  8. Post perfeito.
    Blogs servem para isso, você olha os casamentos chics e sonha.
    Depois volta para realidade e fica triste.
    Ai você lê um post deste e se lembra que o que importa mesmo é o amor!
    Só o amor!
    Obrigada viu?
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não vou ser clichê e repetir oque as meninas disseram,mas querida quando vc fez esse post vc dedicou a mim confessa (= AHAHHHAHAAHA
    Dei muita risada viu? Risada daquelas de "isso ai é verdade"!!
    Só noiva entende noiva...deve ser por isso que fazemos esse tal de blog né?
    Faça isso amor : SONHA e se joga!!!
    Não conheci pessoa mais sonhadora que eu,mas tipo daquelas que já se imaginou sendo estrela de um show no maracanã sabe? Todo mundo gritando "BRUNA EU TE AMO,BRUNA EU TE AMOO""!!! ahahahahahahahahha são coisas que eu nem falo pro noivo,muito menos do meu sonho de ir a paris. Esses dias entrei no google maps e "viajei" pra NY e sem gastar 1 real (=
    Viver é isso,viver é sonhar!!
    Te adoro linda
    um grande beijo !

    ResponderExcluir
  10. A única coisa que tenho para te dizer nesse momento gatona, é: aproveita... A gente se assusta, desespera, mas no final, lá no seu dia, vai ter valido mto a pena!!!
    E se o dindin não der, tenta outra coisa... Nem sempre o casório mais caro é o mais perfeito. Depois que passar, vc vai ver que o casório mais perfeito no final, foi o seu!!
    Bjim

    ResponderExcluir
  11. Eu sou tão sonhadora quanto você, porque sonhar é uma delicia! Mas fico tão triste de casamento ter se tornado um investimento! Tudo é absurdamente caro! Terrível!

    Melhoras!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ser noiva não é fácil! Mas com as nossas indas e vindas aprendemos a lidar com os obstáculos, para nada é fácil nessa vida não é mesmo?
    Concordo com tudo que escreveu aqui, principalmente a parte dos fornecedores, sendo uma pessoa que passa pelos dois lados, sei bem como é, rs

    Melhoras pra ti, pq ficar sem emprego não dá!
    Forças Kathe!

    Bjs

    Blog: Blog Worspite Noivas
    Loja Virtual: *Produtos em Promoção*

    ResponderExcluir
  13. nada de molesa pra quem é noiva.. Realmente temos que avaliar direito os nossos fornecedores também reparo muito isso..
    vai dar tudo certo minha querida e melhoras*
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Pára né garota?
    Posso dizer que A-M-E-I seu blog! Que ele é lindo e apaixonante! (=
    #suspiros
    Já estou te seguindo querida!

    Ameei o post! Se joga, pois o sonho é nosso certo? :D

    Beijos

    ResponderExcluir